Analgesia Pós-RCP
- Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 1 ano, 2 meses atrás por .
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Home › Fóruns › Reanimação Cardiopulmonar em Cães e Gatos › Analgesia Pós-RCP
Bom dia, Rafael:
Que maravilha que você curtiu o curso. Parabéns pela iniciativa em se qualificar cada vez mais.
Em relação à sua dúvida, existem vários cuidados pós RCP indicados pelas diretrizes do RECOVER que vc pode encontrar no próprio artigo disponibilizado no material suplementar.
Essa diretrizes falam sobre níveis de gases sanguíneos, valores de hematócrito, glicemia, temperatura corporal e antibioticoterapia, entre outros, mas realmente não existe uma recomendação específica em relação à analgesia.
Isso claro não quer dizer que o controle da dor deve ser negligenciado. Muito pelo contrário. A liberação de cortisol decorrente do processo nociceptivo acaba por dificultar o controle glicêmico, de pressão arterial e também pode prejudicar o sistema imune de um paciente por vezes extremamente debilitado.
Sendo assim, a recomendação é que o controle da dor seja individualizada para cada paciente levando em conta o quadro geral que levou o paciente a experimentar um PCR e também as comorbidades enfrentadas por ele, as quais podem contra-indicar o uso de algum fármaco específico.
Via de regra, à excessão dos anti-inflamatórios esteróides, não existem contra-indicações absolutas para o uso de nenhum analgésico.
Idealmente, você deve avaliar o paciente através de escalas de dor validadas (Glasgow, Grimace, etc) e avaliar a necessidade de analgesia do paciente ao longo da evolução dele.
Lembrando que o ideal é sempre um protocolo balanceado, ok?
Grande abraço