- Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 1 mês atrás por .
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Home › Fóruns › Anestesia Total Intravenosa em Cães › Cetamina na sedação/MPA
Boa tarde!
Poderia me dizer a respeito do uso da cetamina na mpa ou sedação para procedimento ambulatorial?
Sempre vejo o paciente tendo todos os efeitos colaterais como midriase, nistagmo e excitação… mesmo quando associado a benzodiazepínico
Olá tudo bem?
Só para manter o termo técnico, quando usamos a cetamina em doses dissociativas já estamos fazendo anestesia, então em teroria nao teve MPA.
Mas entendi sua colocação e uso. E no “dia a dia” tambem falo MPA com cetamina hehe.
Mas vamos lá, a partir do momento que há dissociação vai haver efeitos colaterais psicomiméticos tanto no inicio quanto na recuperação.
Normalmente eu uso 8-10 mg/kg de cetamina e 0,5mg/kg de midazolam (adiciono um opioide para analgesia).
Algumas dicas para tentar reduzir os efeitos:
-veja se não esta usando pouca cetamina. Doses menores do que passei em animais higidos podem.csusar euforia e evidenciar esses efeitos.
– tente outra marca de cetamina. As vezes algumas marcas podem necessitar de doses maiores e ate ter mais efeitos.
-veja se a dose do midazolam esta adequada.
– adicione (se o paciente for higido) uma dose baixa de alpha_2 (xilazina ou dex) ou ainda (eu uso mais isso), adicione uma dose baixa de acepromazina. MANTENDO o midazolam.
-outra opção seria usar cetamina e xilazina ou cetamina e dex. Os efeitos psicomimeticos reduzem muito, mas tens maior instabilidade hemodinamica.
Mas não precisa se preocupar com esses efeitos, embora sejam “feios”.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço e bons estudos