Home Fóruns Anestesia Total Intravenosa em Cães Cetamina na sedação/MPA

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

Boa tarde!

Poderia me dizer a respeito do uso da cetamina na mpa ou sedação para procedimento ambulatorial?

Sempre vejo o paciente tendo todos os efeitos colaterais como midriase, nistagmo e excitação… mesmo quando associado a benzodiazepínico

martielo.gehrcke
    Participante

Olá tudo bem?
    Só para manter o termo técnico, quando usamos a cetamina em doses dissociativas já estamos fazendo anestesia, então em teroria nao teve MPA.
    Mas entendi sua colocação e uso. E no “dia a dia” tambem falo MPA com cetamina hehe.
    Mas vamos lá, a partir do momento que há dissociação vai haver efeitos colaterais psicomiméticos tanto no inicio quanto na recuperação.
    Normalmente eu uso 8-10 mg/kg de cetamina e 0,5mg/kg de midazolam (adiciono um opioide para analgesia).
    Algumas dicas para tentar reduzir os efeitos:
    -veja se não esta usando pouca cetamina. Doses menores do que passei em animais higidos podem.csusar euforia e evidenciar esses efeitos.
    – tente outra marca de cetamina. As vezes algumas marcas podem necessitar de doses maiores e ate ter mais efeitos.
    -veja se a dose do midazolam esta adequada.
    – adicione (se o paciente for higido) uma dose baixa de alpha_2 (xilazina ou dex) ou ainda (eu uso mais isso), adicione uma dose baixa de acepromazina. MANTENDO o midazolam.
    -outra opção seria usar cetamina e xilazina ou cetamina e dex. Os efeitos psicomimeticos reduzem muito, mas tens maior instabilidade hemodinamica.

Mas não precisa se preocupar com esses efeitos, embora sejam “feios”.

Qualquer dúvida estou a disposição.
    Abraço e bons estudos

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.