TIVA: INDICACOES NA SUA ROTINA E CONSIDERACOES

Home Fóruns Anestesia Total Intravenosa em Cães TIVA: INDICACOES NA SUA ROTINA E CONSIDERACOES

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    martielo.gehrcke
    Participante

Olá Patrício tudo bem?
    Vamos lá, em sua primeira dúvida. O uso da TIVA é muito mais opinião pessoal e experiência clínica do que contra indicação absoluta. Nessas situações que eu cito uma contra indicação é pensando em um paciente descompensado mas mesmo assim daria para utilizar. São situações que eu não utilizo pelo seguinte:rápida alteração do plano anestésico (acordar o paciente rápido). Com eles estabilizados você não terá grandes problemas.
    Outro ponto é que para a TIVA ficar interessante nesses casos você deve conseguir trabalhar com taxas bem baixas de propofol e para isso tem dois caminhos : bloqueio locoregional (que é o mais adequado) ou infusões concomitantes. Porém lembre se que quanto mais infusões maiores interações farmacológicas e maiôs exigência do sistema metabólico.
    Então, sendo bem direto, é pouco provável que seu paciente venha ter complicação por vc ter utilizado TIvA em algum caso, desde que vc esteja atento ao plano e na monitoração principalmente hemodinâmica e respiratória.
    Na minha rotina eu uso mais a TIVA em cirurgias onde o bloqueio é 100% como em ortopédicas, em cirurgias oftálmicas para ter um despertar mais suave, e em cirurgias de curta duração. Pacientes Mais críticos, cirurgias muito demoradas ou onde não há possibilidade de bloqueio prefiro ainda a inalatória. Outro detalhe é que não gosto de muitas infusões ao mesmo tempo. Então se meu paciente já está com infusão de opioide e adjuvantes prefiro ficar na inalatória. Já quando fico só no opioide ou no adjuvante aí adiciono o propofol.

Já na sua segunda dúvida. Não há problema em conectar 2-3 bombas com diferentes fármacos em um mesmo acesso. Cada bomba vai mandar a sua taxa.
    Porém uma coisa importante é minimizar ao máximo a distância do extensor da bomba até o vaso.
    Por exemplo, se você colocar a torneira diretamente no cateter e conectar as duas bombas, tudo certo.
    Agora se você conectar um extensor no cateter e depôs a torneira e depois as bombas, tu terias maior mistura dos fármacos no extensor e pode apresentar incompatibilidade ou até mesmo maior infusão de um ou outro em casos de bolus ou administrações de outros fármacos. Então, se você tem duas bombas, uma está com propofol e outra com opioide, pode conectar ambas em uma torneira e conectar a torneira no cateter. Ou utilizar um dispositivo duas vias.
    Outro detalhe é ter um cateter calibroso pois as vezes uma bomba pode forçar a outra bomba e uma delas ficar apitando obstrução.
    Espero ter respondido adequadamente suas dúvidas. Do contrário, por favor, nos envie novamente e fique a vontade para mais questionamentos.
    Abraço

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.