Reconhecimento da Dor e Analgesia em Ruminantes

176 Alunos Inscritos
Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora

Sempre nos perguntamos “por que é tão difícil reconhecer dor em ruminantes?”. A resposta mais comum é ouvirmos que esses animais “são mais resistentes à dor”. Porém, infelizmente isso é propagado devido à falta de habilidade no reconhecimento da dor nesses animais, somado às barreiras culturais e econômicas que cercam esse assunto. Neste curso você irá aprender sobre como reconhecer dor em ruminantes e os principais tratamentos analgésicos em bovinos, caprinos e ovinos. Abordamos quais parâmetros fisiológicos podem ser relacionados à dor, escalas de claudicação e as principais escalas na atualidade, voltadas para o comportamento do animal e expressões faciais. Também abordamos os principais medicamentos utilizados para analgesia em ruminantes, passando pelos anestésicos locais, anti-inflamatórios não esteroides, opioides, agonistas alfa-2 adrenérgicos, dentre outros. Ao final, chegaremos à resposta se “realmente é difícil reconhecer e tratar dor em ruminantes”.

Classificação do Curso pelo feedback dos Vetnários
5/5

Certificado com carga horária de 2 horas

Adriano Bonfim Carregaro

Médico Veterinário formado pela Unesp – Jaboticabal, com Residência pela Unesp – Botucatu, Mestrado pela Unesp – Jaboticabal e Doutorado pela Unesp – Botucatu. É pós-doutor em Anestesiologia Veterinária, pela University of Nottingham, Reino Unido. É Especialista em Anestesiologia Veterinária pelo Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária e co-autor do livro “Anestesia em Equídeos, Ruminantes e Suínos“. Atualmente é professor de Anestesiologia Veterinária da Universidade de São Paulo, campus de Pirassununga.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.